top of page

Programa Procultura PALOP-TL apoia projetos de criação artística contemporânea (29-11-2021)

  • ndsce9
  • 16 de nov. de 2022
  • 3 min de leitura

O programa Procultura PALOP-TL (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste) vai apoiar quatro polos de criação artística contemporânea em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, com um total de 200 mil euros

A escolha das associações vencedoras do concurso resultou da apreciação efetuada por um júri independente, que avaliou as propostas em função da relevância, qualidade e coerência, alcance e disseminação, capacidade operacional e financeira, bem como do impacto e sustentabilidade das mesmas.

Foram contempladas com este apoio a Roça Mundo – Associação para a Cultura e Desenvolvimento, em São Tomé e Príncipe, a cooperativa Geba Filmes, da Guiné-Bissau, a associação Mindelact, de Cabo Verde, e a associação cultural Warethwa, de Moçambique.

Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.

Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.




A Roça Mundo tem como objetivo capacitar a CACAU — laboratório de criação enquanto polo de criação artística no setor do teatro e da dança, com uma programação que incluirá residências artísticas e espetáculos, também noutros espaços fora da cidade de São Tomé, como a Roça Criação artística, o PICA — Ponto itinerante de cultura e ambiente e a FACA-Fábrica das artes e cidadania ativa, em Água Izé. A associação de artes performativas Folha de Medronho é parceira desta iniciativa.


O projeto da cooperativa Geba Filmes, denominado Abotcha, que significa “na terra” em balanta, consiste num programa de encontros e atividades criativas que promovem o diálogo, teatro, cinema e música, na Mediateca Onshore, espaço que se pretende que se estabeleça como campo de produção e encontro cultural de e para as comunidades locais. Conta com a parceria do grupo de teatro do Oprimido.


A associação Mindelact apresenta o projeto Tripé- três ilhas, três artes, que junta três associações cabo-verdianas da área das artes cénicas – teatro, dança e performance – de São Nicolau, São Vicente e Santiago. A ideia central é a produção de residências de criação artística e apresentação de obras, com o objetivo de potenciar o alargamento da comunidade criativa e do seu público em Cabo Verde.


O Mindelact tem como parceiros a associação Raiz de Polon e o coletivo de artistas Projeto Chiquinho.


A associação moçambicana Warethwa promove o projeto Vasicati: trilhas afro-atlânticas, programa de intercâmbio musical através do desenvolvimento de residências artísticas, performances ao vivo e tournés digitais, com a participação de artistas mulheres de Angola, Brasil e Cabo Verde. Este projeto contempla ainda a realização de masterclasses com estudantes universitários da área da música e tem como parceiro a Nzango Artist Residency.


O apoio agora concedido permitirá beneficiar mais de 150 artistas.


O Procultura PALOP-TL enquadra-se no Programa Indicativo Multianual PALOP — Timor-Leste e União Europeia, e é financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P., contando também com o cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian.


Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e Timor Leste.


As atividades apoiadas podem incluir a investigação artística, criação de novas produções ou obras artísticas, nomeadamente em regime de residências, programação de produções ou obras preexistentes, iniciativas de caráter formativo e de capacitação e ações específicas de envolvimento e desenvolvimento de públicos.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

留言


© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page